Topo




DETALHE DA PARTIDA

Cruzeiro Esporte Clube
5 X 2
Clube Atlético Mineiro

Data do jogo: 17/11/1929

Competição: Campeonato da cidade

Estádio: Estádio do Barro Preto

Arbitro: João Aguiar

Publico: 10.000      Renda: 0,00 (Réis (1920-1942))


Cruzeiro Esporte Clube

Armando, Nereu, Rizzo , Bento, Pires , Nininho, Piorra, Ninão (), Bengala (), Carazo , Armandinho ()

Treinador: Matturio Fabbi


Clube Atlético Mineiro

Osvaldo , Binga (), Brant , Cordeiro, Evando, Ivo , Dalmi , Orlando (), Jairo (), Mário , Cunha

Treinador: Marinetti

INFORMAÇÕES


A torcida palestrina estava em êxtase com as atuações brilhantes do Palestra Itália no Campeonato da Cidade de 1929, embalado por uma série de goleadas avassaladoras, independentemente do adversário. Nosso esquadrão, que encantava a todos com seu futebol envolvente, ficou conhecido como o "Time Poesia".

No dia do grande clássico, nove mil expectadores lotaram o Estádio do Barro Preto, predominantemente composto pela apaixonada torcida palestrina. E naquele dia, a vítima foi o Atlético Mineiro, que sofreu mais uma goleada, desta vez por 5x2.

Os primeiros quarenta e cinco minutos foram intensos e dinâmicos. Aos onze minutos, Ninão abriu o placar com uma bela cobrança de falta. O Atlético conseguiu empatar aos dezesseis minutos, mas o Palestra não se deixou abalar. Aos trinta e um minutos, Ninão novamente colocou nosso time em vantagem, e Armandinho ampliou para 3x1 aos quarenta e um minutos, para delírio da nossa imensa torcida.

No segundo tempo, o rival ainda esboçou uma reação, marcando seu segundo gol aos nove minutos. No entanto, o Palestra Itália continuou impondo seu ritmo, buscando a goleada esperada. Ninão, em uma arrancada fulminante, marcou o quarto gol aos vinte e oito minutos. Sem forças para reagir, o Atlético sucumbiu de vez, e coube a Bengala fechar a conta aos quarenta e dois minutos, decretando o placar final: Palestra 5x2.

Oo Palestra Itália consolidou sua supremacia no futebol mineiro, sagrando-se tricampeão em 1928, 1929 e 1930. Em janeiro de 1931, o clube reivindicou junto à Federação a posse definitiva da Taça Liga Mineira, de acordo com o regulamento que previa que o troféu ficaria de posse da equipe que vencesse três vezes consecutivas ou quatro vezes de forma alternada o Campeonato da Cidade.

Diante da falta de resposta do presidente da Liga, Tomaz Neves, que também presidia o Atlético-MG, a diretoria palestrina expôs uma bola em sua sede com a inscrição: "Palestra 5, Athletico 2", em referência à goleada que selou o Campeonato de 1929. Essa atitude marcou uma época e reforçou a hegemonia do Palestra Itália no futebol de Minas Gerais.



Ícone Fixo