Topo




DETALHE DA PARTIDA

Cruzeiro Esporte Clube
2 X 1
Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense

Data do jogo: 23/10/1966

Competição: Taça Brasil

Estádio: Mineirão

Arbitro: Cláudio Magalhões

Assistente: Idovã Silva

Assistente: Arnaldo David Cezar Coelho

Publico: 50.000      Renda: 79.508.800,00 (Cruzeiro Novo (1967-1970))


Cruzeiro Esporte Clube

Raul , Pedro Paulo , William, Cláudio Danni , Ílton Chaves, Piazza , Tostão (), Dirceu Lopes a, Natal , Evaldo, Hilton Oliveira

Participaram da partida em substituição: Marco Antonio ()

Treinador: Aírton Moreira


Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense

Arlindo, Altemir , Airton, Áureo , Everaldo , Sérgio Lopes, João Severiano, Vieira (), Paíca , Alcindo , Volmir

Treinador: Luiz Engelk

INFORMAÇÕES


Era jogo decisivo pelas quartas de final da Taça Brasil de 1966, e o Mineirão estava lotado com cinquanta mil torcedores celestes em um domingo de outubro. Em um confronto acirrado, o Cruzeiro venceu o Grêmio por 2x1, garantindo a vaga nas semifinais da competição.

No primeiro tempo, o jogo foi equilibrado, com leve domínio do Cruzeiro, mas o placar seguiu zerado. Para a segunda etapa, o técnico promoveu uma mudança: Marco Antônio entrou no lugar de Evaldo. Porém, logo aos dois minutos, o Grêmio abriu o marcador, surpreendendo a torcida cruzeirense.

O Cruzeiro reagiu rapidamente, e aos seis minutos, Marco Antônio igualou o placar. O empate incendiou o Mineirão, e, aos dezesseis minutos, veio o momento decisivo: após um passe de Tostão, Dirceu Lopes invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro gremista. Pênalti marcado. Tostão cobrou com precisão, e o gol da virada selou a classificação do Cruzeiro, que agora enfrentaria o Fluminense nas semifinais.



Ícone Fixo